Indicações para cirurgia bariátrica

Para que um paciente com obesidade seja operado é preciso que cinco condições sejam preenchidas.

  1. Idade

    Normalmente as idades limites para se submeter à cirurgia bariátrica estão entre 18 e 65 anos. No entanto, aqui cada caso deverá ser examinado separadamente. Algumas pessoas mais jovens e outras com mais idade que os limites estabelecidos têm sido operadas.

  2. IMC (Índice de Massa Corporal)

    As indicações para cirurgia bariatrica são feitas quando o IMC (PESO EM Kg / ALTURA EM METROS ao quadrado) está acima de 40. No caso do paciente apresentar alguma doença relacionada com obesidade, que são chamadas de comorbidades (hipertensão, diabetes, artrite...) o IMC necessário para ser indicada a cirurgia é de 35.

  3. Exames

    É preciso que os exames que são realizados antes da operação mostrem que o paciente poderá ser operado com o mínimo de risco. Se houver alguma alteração, o paciente deverá ser tratado do problema antes da cirurgia.

  4. Querer operar

    Este é um dos aspectos mais importantes e por vezes demorado. Para decidir-se pela cirurgia bariatrica é fundamental que o paciente tenha acesso a todas as informações relacionadas com a operação que pretende se submeter assim como o pós operatório imediato e tardio. Para isto ele conta com este site, com as reuniões (que são realizadas no Centro de Convenções do Edifício número 1 da Av. Rio Branco, na Praça Mauá, no centro da Cidade do Rio de Janeiro) e com a ida ao consultório onde qualquer dúvida que persistir deverá ser esclarecida.

    O tempo aqui é variável, com alguns decidindo-se mais rápidamente que outros. Lembre-se que todas as dúvidas devem ser esclarecidas antes da decisão de operar.

  5. Casa de Saúde e Equipe Médica

    É preciso que o paciente possa ser operado pela equipe médica (geralmente 3 cirurgiões, 2 anestesistas e uma instrumentadora) em Hospital que esteja aparelhado para o tratamento de pessoas com obesidade mórbida.