Só um minutinho. Já tá carregando...

Pré-operatório da Cirurgia Bariátrica

Como já vimos, todo o esforço é feito para que a operação seja um grande sucesso. Este é o objetivo da equipe médica e do paciente. Para tal temos que ter informações precisas sobre o estado de saúde do paciente antes da operação. Por isso muitos exames são realizados e só depois dos resultados conhecidos e da correção de qualquer anormalidade encontrada é que podemos decidir sobre a cirurgia bariátrica .Neste momento , já conhecendo o resultado dos exames, é que vamos decidir qual a o tipo de  cirurgia é a melhor para o paciente.Os exames normalmente solicitados estão listados abaixo com uma pequena explicação do porque da sua realização.

Exames pré-operatórios de rotina:

1. Parecer do endocrinologista

Embora sejam raras, existem doenças que podem levar a obesidade cuja correção não é feita através das operações propostas acima. Alguns pacientes podem ter, por exemplo, um tumor na glândula supra-renal que leva a obesidade. Neste caso a operação proposta tem que ser a retirada do tumor para que o paciente fique curado da doença e também da obesidade. Assim um estudo das glândulas endócrinas tem que ser realizado antes da decisão cirúrgica.

2. Parecer do psiquiatra

Existem distúrbios psiquiátricos que podem contra-indicar a cirurgia bariátrica. Tomemos como exemplo um paciente que sofra de uma doença chamada compulsão alimentar que faz com que o paciente, mesmo sem fome, coma uma quantidade exagerada de alimentos. Certamente que este distúrbio tem que ser tratado antes da operação, uma vez que após a cirurgia não será possível a ingestão desta quantidade de alimentos.

O conhecimento do perfil psicológico do paciente é fundamental para ajudá-lo durante a internação e no pós-operatório.

3. Parecer do ginecologista

O conhecimento da situação ginecológica prévia a operação é fundamental. Qualquer infecção deve ser tratada e se existir doenças que necessitem cirurgia como miomas uterinos que provoquem sangramentos deveremos ter conhecimento para podermos decidir se as cirurgias devem ser feitas separadamente e em que ocasião.

4. Parecer do pneumologista (provas de função pulmonar)

A pessoa com obesidade tem que fazer um esforço maior para respirar, um pulmão sem restrições é muito importante principalmente no pós-operatório imediato. Algumas pessoas têm que fazer exercícios respiratórios antes da operação.

5. Parecer do cardiologista (eletrocardiograma + ecocardiograma + risco cirúrgico)

A necessidade do conhecimento do estado funcional do coração é evidente. Além disto o cardiologista calcula o risco da cirurgia proposta para aquele paciente.

6. Rx de tórax – PA e Perfil

Este exame é importante para se detectar alguma doença pulmonar e estudar o tamanho do coração.

7. Ultrassonografia abdominal e pélvica

A presença de pedras na vesícula é mais comum no paciente obeso, caso isto se confirme a retirada da vesícula deverá ser feita, se possível, no momento da cirurgia para cura da obesidade. Outras anormalidades também podem ser reveladas por este exame como esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado).

8. Endoscopia digestiva alta

A maior parte das cirurgias propostas inclui a diminuição e até mesmo o isolamento de parte do estômago do trânsito alimentar. Qualquer anormalidade deve ser tratada antes da operação.

9. Exames de sangue, urina e fezes

Através destes exames nós poderemos detectar doenças como por exemplo diabetes, anemia, insuficiência renal, aumento de triglicerídios, colesterol etc…é fundamental para tratar antes da operação e para podermos comparar os benefícios da cirurgia bariatrica através de exames posteriores.

10. Parecer do nutricionista

O segredo do bom resultado da cirurgia bariátrica está diretamente relacionado a novos e adequados hábitos nutricionais e de exercícios físicos.

A preparação para a cirurgia passa necessariamente pelo entendimento da importância da mudança dos hábitos alimentares. A compreensão desta nova fase da vida tem a orientação do nutricionista como fundamental.